terça-feira, 17 de maio de 2011

E o prémio vai....

Charada, desafio, ...até podem dizer que sou é chalada mas eu prometi e nunca deixo de cumprir!

Tem tiques de divindade e um sorriso masculino. Tem no particípio passado a sua origem latina, mas não deixa de ser um substantivo universal:

Podia ficar por aqui mas, eu gosto de simplificar....

Amante do conhecimento. Interessado no saber. Entusiasta dos significados. Gosta de diversificar. Elegante na escrita. Doseia sempre com cuidado, opiniões ou conclusões. Observador por defeito. Sonhador por opção. Impulsividades não tem. Reina e ri como qualquer mortal. Racionalista convicto, tem um homónimo convertido. Optimista e filosofo. Singular entre os seus pares!

Esta é uma charada mais elaborada mas simples na mesma. O primeiro que adivinhar (e antes que perguntes Orquídea), vai ter igualmente uma em sua honra.

PS -  Não vale adivinhar ao calhas é preciso esquematizar raciocínios OK!!

16 comentários:

  1. LOL dizes tu que gostas de simplificar ... dásse!

    Isto complicou, as dicas levam-me a crer que é homem (sorriso masculino), escritor (elegante na escrita + diversificação de assuntos + sonhador), é considerado observador (pela imparcialidade ou distraído), tem de ser calmo (ausência de impulsividade), é positivo (reina e ri), tem de ser pessoa conceituada (racionalista) e ainda é considerado filósofo.

    Olha só encontro uma pessoa assim que preencha a singularidade do nome e génio que foi, precisamente Fernando Pessoa, poeta e escritor universal.

    Fantástico o teu trabalho, não só neste texto, como no anterior enigma, bem como a tentadora prosa que dedicas muito de ti. Grato pela oportunidade :)))

    Beijinho -_-

    ResponderEliminar
  2. e agora q dei um nó? :P

    abreijo.. não .. não me rendi! Sabes que não sou fácil assim!

    ResponderEliminar
  3. Ok, já devo chegar tarde!
    Andei concentrada por outros assuntos e só agora tive tempo para me sentar e pensar um pouco.

    Mas aqui deixo na mesma o meu palpite.
    O enigma desta vez refere-se ao PAPA, mais concretamente ao PAPA BENTO XVI.

    E porquê? Tu queres os raciocínios, certo?
    A pedra de toque que me deu a primeira pista segura foi o «tem um homónimo convertido». Comecei logo a pensar em nomes de santos.
    O ter tiques de divindade é um pouco forte... (lol9 mas tem sem dúvida um sorriso masculino (e bonito!). Concerteza que também encaixa no substantivo universal pois todos nós, pelo menos alguma vez na vida, comemos papas de leite!
    ahahahah

    De resto as outras características encaixam perfeitamente, o ser um racionalista, filósofo, amante do conhecimento... tudo qualidades que Bento XVI possui, inclusive o ser elegante na escrita.
    É sem sombra de dúvidas "primus inter pares".


    Parabéns por este desafio. Está muito bem elaborado e revela toda a tua argúcia e gosto pela palavra escrita.

    Beijinhos minha linda! :)

    ResponderEliminar
  4. Estou...sufocada de espanto!!!!

    Bolas nem sei se me rio, se me atiro ao poço:)

    PAPA!!!!
    PESSOA!!!!
    É pá........

    Vintenso tu, tens desculpa porque não assistis-te ao início destas charadas ou maluquices aqui da Je.

    Paulo, tudo bem que eu disperso-me um bocadinho, mas tu acertaste na anterior (nome do meu blog), logo será de supor que as próximas também se refiram a blogues. Esta charada foi mais pensada é certo, foi alvo até de uma certa pesquisa mas o principío é o mesmo.
    Está tudo lá, subjectivo é certo(adoro este conceito), dá para tudo mas tu não querias alvíssaras, logo se me conhecesses um bocadinho, intuias que de alguma forma eu iria compensar. Bora lá puxar pelos miolos.
    É só juntar dois mais dois que dá logo cinco!!
    ahahahahhhaha.

    Já tu Orquídea pensei que intuitiva como és, chegasses lá fácil, fácil....
    Mas eu vou deixar-te uma pista, algo que tu embora me conheças há muito mais tempo que o Paulo não sabes. Eu gosto mt de palavras cruzadas e daquelas revistinhas de cruzadex...

    E agora parabéns ao Braga e VIVA O PORTO"!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Fácil: eu! Mas não precisavas de me elogiar tanto, quase que corei!

    ResponderEliminar
  6. Descansa Rafeiro, a tua vez também vai chegar!!!

    Gostei:)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ok, então não digas mais...
    Então é o meu primeiro palpite, mas não sei porquê descartei-o...

    Sem mais sustificações:
    SORRISO DE GEIA

    ResponderEliminar
  8. Ai digo, digo!!!

    Vais ter de explicar direitinho o que é que o PAPA tem a ver com sorriso de geia, ahahahaha, acho que cada vez que me lembrar disto vou desatar à gargalhada!!!!

    Palpita-me que não consegues.....

    Bj

    ResponderEliminar
  9. O PAPA não tem nada que ver com o Sorriso de Geia... mas nem tu (que és sempre do contra) me consegues negar que as minhas justificações são válidas.

    Quanto ao Sorriso de Geia... bom não digo tudo tudo porque não quero desvendar aos outros a tua forma de pensar e de elaborar estas deliciosas Charadas (quero ficar com esse trunfo só para mim... hehehe) mas foi de facto um palpite intuitivo.
    Agora pensando bem, sim encaixa na perfeição, pois Geia (ou Gaia) era a Deusa da Terra na mitologia Grega... e o sorriso masculino a que te referes é o do seu autor Paulo.
    E tudo o resto por aí fora.

    Quem ainda não conhece o blogue SORRISO DE GEIA tem aqui (ao ler o teu post e estes nossos comentários) a oportunidade de o conhecer.
    Vale a pena.

    Beijinhos para ti, és uma construtora de enigmas fabulosa e parabéns ao Paulo que tem aqui, nesta forma tão pessoal, as alvíssaras de ter descoberto o primeiro Enigma.

    :))

    ResponderEliminar
  10. Bem tentei juntar 2 + 2 para dar 5, da primeira leitura pensei logo ser alguém consagrado, tal a refinada charada ter sido elaborada pela sublime autora, que fez muito por diversificar (e complicar LOL), desde os “tiques de divindade” (pensei logo num Apollo ou alguém canonizado) até “reina e ri como qualquer mortal” (mais uma dica que É consagrado), ainda mais difícil se tornou com a referência a filósofo (os tais pensadores que só pós-mortem é que recebem os aplausos) ou que não tinha “impulsividades” (não podia ser nativo do signo touro ou carneiro, os mais impulsivos do zodíaco). Por isso a minha escolha foi muito selectiva na Pessoa do Fernando. Uma vez que por um olhar observador (mãozinha do destino?) fui aclamado vencedor da anterior charada, fico á espera da confirmação para este texto :))

    De parabéns a quem participa (confusos, mas tesos na intenção ahahahahaha) e obviamente á perspicácia e talento da Isabelices, fantástica Mulher a dares cartas (LOL). Beijinho ^_^

    psst: obrigado á Orquídea pela tentativa, és uma querida :-))

    ResponderEliminar
  11. Juro Paulo, juro que dava sei lá o quê para ver a tua cara agora!!!

    Bom, a Orquídea chegou lá só com a minha ajuda aquilo de palpites é treta.... ahahahah
    Então é assim;

    Tiques de deusa- Geia deusa que representava a Mão Terra.
    Sorriso- É só procurar a raiz da palavra e é também um sibstantivo universal.

    Mas como eu gosto de complicar, no resto do texto se juntares a 1ª letra de cada paragrafo tens SORRISO DE GEIA ESCRITO DE TRÀS PARA A FRENTE!!!

    Até lá pus o homónimo (S.Paulo) ahahahahha

    Ok mas valeu!!

    Bj ah....e á proxima charada é para a Orquídea!!

    ResponderEliminar
  12. Deixei o teu comentário para o fim Orquídea porque queria ver primeiro o do Paulo!!

    Essa de lhe chamares PAPA vai ficar para a história.....ahahahahaha

    Sabes que mais, tenho mesmo de te agradecer mulher! Foste tu que me desafiaste a vir para o Bloger, foste tu que me desafiaste com esta coisa das charadas, espero bem que percebas a próxima porque tudo isto a mim está-me a dar um prazer, um gozo imenso.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  13. É a Santissima Trindade

    (em Nome do Pai do Filho e do Espirito Santo)


    Gafanhoto

    ResponderEliminar
  14. Olá Isabelices, demorei a voltar aqui por causa de acompanhamento psicológico, pois sem o saberes, me fizeste corar 2 vezes. Uma por a solução estar tão à vista que me fez parecer "miope". Outra quando reli o texto da charada e vejo a recompensa que quiseste dar ao Paulo pelo post anterior. Fiquei muito contente e com o ego em alta pois está claro, pelo fantástico elogio neste inédito formato (embora não concorde com as hipérboles que usastes), mostrando sem querer uma faceta de tua personalidade ao qual me curvo e tiro o chapéu, vale a pena sentir uma Autora Amistosa :))))

    És muito mais que supunha e ainda não foi desta que perdi a compostura (LOL). Agradeço de coração. Beijinho caloroso em tuas faces rubras ^_^

    (psst: ainda bem que não viste a minha cara, terias descoberto um sorriso de geia eehehehehehe)

    ResponderEliminar
  15. Sim Gafanhoto.

    E eu se fosse padre diria Vai em Paz meu filho!

    Obrigado e volta sempre!!

    ResponderEliminar
  16. Não concordas com as hipérboles??

    Mas eu salvaguardei essa parte quando falei em conceitos subjectivos ahahahaha.
    E nota Paulo isto até que não saiu mal, mas no fundo é a maneira como eu te enquadro no teu blog, não são meros elogios, nem gentilezas gratuitas, eu não te conheço suficientemente para apontar os podres.

    Não perdeste a compostura mas coraste duas vezes logo dois a zero para mim certo? Um dia chego lá acredita ahahahahaha

    Bj

    ResponderEliminar

 
Página Inicial